Ainda não há definição oficial para qual público será destinado as 77,9 mil doses

O 13º lote de vacinas contra a Covid-19 chegará em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (15). Ainda não há definição oficial para qual público será destinado as 77,9 mil doses, mas a esperança da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é terminar de imunizar as pessoas acima de 60 anos.
A nova remessa engloba 31,4 mil doses da Coronavac e 46,5 mil doses da AstraZeneca. A pasta ainda não recebeu informações do horário da chegada do voo com as vacinas.
A estimativa feita pelo Ministério da Saúde prevê que as novas doses sejam voltadas para os seguintes públicos: D2 para os trabalhadores da saúde (1.551 doses); D2 para pessoas de 65 a 69 anos (21.313); D1 para trabalhadores de saúde (2.074); D1 para forças de segurança pública (1.332); e pessoas de 60 a 64 anos (2.211).
Segunda dose
O ministério da Saúde notificou na terça-feira (13), que 24.789 pessoas do estado de Mato Grosso do Sul perderam o prazo para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19. O número de pessoas que ainda precisam tomar a D2 é alto, por isso a nova remessa deverá ser destinada a este público.
De acordo com o levantamento do ministério, as pessoas que perderam a segunda dose foram vacinados com a CoronaVac, vacina produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.
A coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Francieli Fantinato, destaca que quem perdeu o prazo deve procurar a segunda dose.
“Quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias de intervalo da Coronavac, ou aquelas que não conseguiram ir com 84 dias da vacina AstraZeneca, devem comparecer para completar o esquema”.
A médica infectologista e pesquisadora Mariana Croda, explicou que não tem problema ultrapassar a data inicialmente prevista, pois não oferece grandes riscos à eficácia das vacinas.
“A primeira dose não perde a eficácia. A gente segue as recomendações dos fabricantes, e todos são bem maleáveis em relação ao prazo. Não tem tanto prejuízo, não conseguimos quantificar a diminuição da eficácia”.
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.