Feliz 2019! Ele promete ser um dos mais importantes na história da indústria automotiva brasileira.
Muitas novidades de peso estão planejadas para o Brasil nos próximos 12 meses, muito graças à aprovação do programa Rota 2030, que prevê incentivos ao desenvolvimento de novos projetos.
Um resumo do que vem por aí: a nova geração do carro mais vendido do país; o primeiro veículo híbrido flex do mundo; o primeiro SUV nacional da Volkswagen; a primeira picape média de luxo.
Aí vão 8 modelos ou famílias de modelos que mais devem impactar o mercado em 2019. Confira:
HONDA HR-V TURBO
HR-V turbo deve trazer soluções visuais exclusivas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
A Honda já lançou o facelift do HR-V no fim do ano passado, mas guardou a cereja do bolo para 2019, provavelmente para o segundo trimestre: a tão aguardada configuração Touring, dotada de motor 1.5 turbo flex de 153 cv (etanol) herdada do primo Civic. Será uma resposta à altura ao Volkswagen T-Cross, cuja motorização será 100% sobrealimentada.
CHEVROLET BOLT
Chevrolet Bolt: monovolume elétrico já tem até preço confirmado (João Mantovani/Quatro Rodas)
É apenas um na trinca de modelos 100% elétricos que invadirão o país em 2019, ao lado de Nissan Leaf e Renault Zoe. Por que aqui, o Chevrolet Bolt para estar nesta lista? Porque a GM certamente terá mais força de marketing e de rede para disseminar o seu elétrico, ainda no primeiro semestre. O preço já está até definido: R$ 175.000.
Novos Chevrolet Onix e Prisma
imagens da nova geração do Chevrolet Prisma já vazaram na China (Reprodução/Internet)
A segunda geração do best seller Chevrolet Onix será apresentada em julho de 2019. Mais comprida e larga, será oferecida como um hatch compacto premium, para brigar com Volkswagen Polo, Fiat Argo, Toyota Yaris e afins. Terá motorização 1.0 e 1.2 três cilindros, aspirada ou turbo flex.
Já o sedã Prisma, cujo visual já vazou na China – e deve ser adotado também pelo Onix, pelo menos no balanço dianteiro -, ganha as ruas em setembro, tendo 2,60 metros de entre-eixos. Com isso, deve matar o atual Cobalt. Ambos conviverão com os atuais Onix e Prisma, que serão comercializados como modelos de entrada da GM na já conhecida versão Joy.
Novo Hyundai HB20
Conceito Saga EV antecipa visual do novo HB20 (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)
Inspirada no conceito Saga EV, exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, uma profunda reestilização do Hyundai HB20 está sendo preparada para o segundo trimestre de 2019. A fabricante coreana manterá a atual plataforma do compacto, porém, com boa dose de modificações estéticas e mecânicas.
Volkswagen T-Cross
O Volkswagen T-Cross tem tudo para promover grandes mudanças na ordem de forças do segmento de SUVs compactos. Produção começa em São José dos Pinhais (PR) já neste mês, embora a chegada oficial às concessionárias ocorra em abril.
Toyota Corolla/Prius híbrido flex
Nova geração do Corolla tem tudo para ser vendida no Brasil em 2019 (Divulgação/Toyota)
A Toyota já confirmou: lançará o primeiro veículo híbrido flex do mundo no último trimestre do ano que vem. Qual é ele? Isso ainda não foi divulgado, mas os candidatos óbvios são a próxima geração do Corolla ou o Prius com visual reestilizado. A fábrica de Indaiatuba (SP) já vem sendo preparada para produzir modelos sobre a matriz modular TNGA usada por ambos.
Mercedes-Benz Classe X
Classe X quer roubar clientes das versões de topo de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e concorrência (Divulgação/Mercedes-Benz)
Primeira picape de luxo da história da fabricante alemã já foi revelada mundialmente e está sendo comercializada em outros mercados. Por aqui, o projeto atrasou devido a ajustes na fábrica da Nissan em Córdoba, Argentina, onde a Clasee X será produzida para abastecer o mercado sul-americano. Seu lançamento ficará para o último trimestre, em versões com motor quatro cilindros ou V6 turbodiesel.
Volkswagen Polo e Virtus GTS
Polo GTS, mas pode chamar de GTI com motor 1.4 TSI (Christian Castanho/Quatro Rodas)
A versão esportiva de hatch e sedã, que evoca a sigla do lendário Gol GTS, vem sendo preparada para o lançamento no Brasil em algum momento de 2019, possivelmente em meados do ano (depois do T-Cross). Trará motor 1.4 turbo flex de 150 cv do Golf, câmbio automático de seis marchas e visual inspirado no Polo GTI europeu.
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.